
Foto: Divulgação/NVIDIA
A NVIDIA anunciou nesta terça-feira (27) a expansão da compatibilidade da tecnologia DLSS 4 com Multi Frame Generation para mais nove títulos de peso. Entre os destaques estão EA SPORTS F1 25 e The Last of Us Part II Remastered que agora aproveitam todo o potencial das placas GeForce RTX Série 50. O anúncio reforça a aposta da empresa em recursos de inteligência artificial para multiplicar desempenho e qualidade gráfica em jogos de alto impacto.
A nova leva de atualizações mostra que a NVIDIA está acelerando a adoção do DLSS 4 entre os grandes estúdios. O uso de IA para reconstrução de frames e melhoria de resolução tornou-se um diferencial competitivo. A proposta é clara: aumentar a taxa de quadros por segundo sem comprometer a qualidade da imagem. E nos testes internos da marca os ganhos chegam a triplicar o desempenho em configurações de ponta.

Jogos com suporte ao DLSS 4 ganham impulso no desempenho gráfico
A nova lista de jogos compatíveis na NVIDIA inclui desde grandes franquias de corrida como F1 25 até títulos consagrados de aventura e ação como The Last of Us Part II Remastered e Avowed. Os três agora podem explorar os recursos de Multi Frame Generation que recria quadros adicionais por meio de modelos de IA otimizando a fluidez mesmo em resoluções 4K com configurações máximas.
No caso de F1 25 a compatibilidade vai além do DLSS tradicional. A tecnologia Path Tracing permite efeitos de luz e sombra em tempo real com mais fidelidade ao ambiente da corrida. Já The Last of Us 2 recebeu uma atualização voltada para usuários com placas RTX 50 entregando mais quadros por segundo sem comprometer a ambientação do jogo.
Avowed e EVERSPACE 2 demonstram potencial da nova geração de GPUs RTX
Além de Avowed que agora atinge até 340 FPS com DLSS 4 em 4K outros títulos também adotaram a tecnologia de forma integrada. É o caso de EVERSPACE 2 que com a nova expansão passou a suportar Ray Reconstruction. Essa técnica substitui algoritmos tradicionais por modelos de IA que recriam a iluminação com maior precisão.
Com isso jogos que exigem simulação espacial ou elementos dinâmicos se beneficiam da estabilidade gráfica. A ROCKFISH Games já utilizava tecnologias da NVIDIA desde 2021 mas a nova versão do DLSS aprimora ainda mais a performance e a experiência visual em diferentes cenários de combate e exploração.

STORROR Parkour Pro e Torque Drift 2 também recebem melhorias visuais com DLSS
O jogo de parkour STORROR Parkour Pro recebeu suporte completo ao DLSS 4 com Multi Frame Generation. A novidade permite que jogadores com placas RTX 50 explorem mapas abertos com mais fluidez e estabilidade gráfica. Com iluminação dinâmica e desafios de movimento a melhoria técnica favorece a imersão e reduz quedas de desempenho.
Já Torque Drift 2 aposta em gráficos baseados em Ray Tracing com ambientes inspirados no Japão moderno. Com a atualização do DLSS 4 os jogadores conseguem aumentar a taxa de quadros mantendo os detalhes visuais do cenário e dos carros. O suporte à nova tecnologia foi ajustado com base no feedback da comunidade que já vinha cobrando melhorias desde a primeira versão do jogo.
Wreckfest 2 Game of Thrones Kingsroad e Revenge of the Savage Planet completam a lista
Wreckfest 2 lançado em acesso antecipado já usava o DLSS Super Resolution. Com a nova atualização passa a contar com Multi Frame Generation que entrega ganhos diretos em taxas de quadros nas competições off-road. A ideia é permitir corridas mais intensas com menos artefatos gráficos e maior resposta nos comandos.
Game of Thrones Kingsroad e Revenge of the Savage Planet também aderiram ao novo modelo de IA da NVIDIA. Ambos utilizam o DLSS Super Resolution em sua versão mais recente que pode ser atualizada via NVIDIA App. Os jogadores conseguem mais estabilidade em momentos de combate ou exploração sem perda de definição ou fluidez.

DLSS 4 marca nova etapa para jogos no PC com uso avançado de inteligência artificial
A chegada de nove novos jogos ao portfólio de DLSS 4 reforça a importância da tecnologia no cenário atual. Com recursos como Multi Frame Generation e Ray Reconstruction a NVIDIA oferece ferramentas que se adaptam à demanda crescente por qualidade e desempenho simultâneos. A estratégia mira especialmente usuários de placas RTX Série 50 mas benefícios também alcançam gerações anteriores por meio do DLSS Super Resolution.
O movimento deve continuar nos próximos meses com mais jogos sendo otimizados para a tecnologia. Para os desenvolvedores a parceria com a NVIDIA representa a possibilidade de entregar experiências visuais mais ricas com menor custo de processamento. Para os jogadores o avanço é perceptível tanto na fluidez das partidas quanto na fidelidade gráfica dos cenários.
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